(27) 3320-5050 | sac@lojasblink.com.br |   Seg. a Sex. 08:00 às 18:00

Como escolher a cor ideal do uniforme de trabalho da sua empresa?

Cor do Uniforme de Trabalho da sua Empresa | Como Escolher

por | jul 15, 2021

Existe uma cor ideal do uniforme profissional?

Escolher o uniforme de trabalho para os funcionários da sua empresa exige uma análise de diversos fatores, como, por exemplo, o tipo de tecido, o modelo, e um dos que mais geram dúvidas: a cor ideal.

Essa decisão pode ser baseada em diversos critérios, mas é bom pensar em todas as possibilidades a fim de que a cor escolhida transmita exatamente a essência do seu negócio. 

Geralmente, a cor do uniforme de trabalho segue a identidade visual da empresa, ou seja, suas cores padrão e a logo. É uma alternativa interessante e coerente, no entanto, é preciso pensar além disso.

A cor ideal do uniforme profissional precisa ter a ver com a imagem que a empresa deseja passar a seu público. Por isso, a maneira mais inteligente de fazer essa escolha é por meio da Psicologia das Cores. 

Parece complicado? Não se preocupe, é mais simples do que você imagina! Confira o que isso significa e como aplicar na hora de decidir o uniforme de trabalho da sua empresa.

Significado das cores para seu uniforme de trabalho 

A Psicologia das Cores é um estudo sobre o impacto de cada cor no cérebro humano, isto é, como elas interferem nas emoções, sentimentos, desejos, entre outras sensações.

É um conceito muito utilizado no Marketing para despertar determinados tipos de atitudes ou sensações no cliente, levando-o a ter diferentes percepções de acordo com o que a marca quer transmitir.

Isso é muito usado na criação da identidade visual de empresas, na logo, na confecção de produtos, embalagens, entre outros. O uniforme de trabalho, assim, não fica fora disso, pelo contrário, ele é uma importante estratégia de marketing, que deve ser muito bem pensada para garantir o impacto que sua empresa deseja.

Agora, veremos o significado de algumas das cores com base nesse conceito e entenderemos como isso impacta na escolha da cor ideal do uniforme profissional:

Branco

A cor branca transmite uma ideia de calmaria, neutralidade e respeito. É bastante utilizada pelos profissionais da saúde, justamente porque causa uma sensação de proteção.

Também dá uma ideia de limpeza, por isso, profissionais de higiene ou de cozinha geralmente têm uniforme de trabalho branco. 

Se você prefere uma cor padrão para sua empresa, e se ela possui esse aspecto mais neutro, o branco pode ser a cor ideal para o uniforme profissional.

Preto

O uniforme de trabalho preto passa uma atmosfera mais sofisticada e autoritária. Não chama tanta atenção, mas é visível pois exala um poder maior.

Por isso, uniformes de seguranças, equipes de festas, garçons, recepcionistas, entre outras profissões que exigem maior seriedade e formalidade, utilizam a cor preta.

Azul

O azul é uma cor bem versátil, compatível com o uniforme de trabalho de vários ramos. Transmite tranquilidade, calmaria, estabilidade, harmonia e confiança. O azul é capaz de reduzir o apetite e estimular o pensamento criativo.

É bastante usado em empresas de higiene, pois passa uma ideia de limpeza e frescor.

Também é uma cor que representa bastante a tecnologia e a segurança, sendo usada em uniformes de trabalho de empresas mais ligadas à informática.

Outro ambiente bem popular de uso do azul é nas escolas, tanto na vestimenta dos alunos quanto dos funcionários. Transmite a ideia de ordem, confiança e criatividade.

Vermelho

O vermelho é uma cor geralmente associada à alimentação, justamente porque tem o poder de despertar o apetite. Por outro lado, passa a sensação de poder, força, luxo, paixão e energia.

Ou seja, é uma cor que causa presença e, geralmente, é usada como uniforme de trabalho de empresas que desejam transmitir essa confiança ao público, passando uma personalidade forte e deixando uma marca de destaque.

Amarelo

O amarelo também causa sensação de fome, por isso, é muito usado no uniforme de trabalho do ramo alimentício, principalmente combinado ao vermelho.

No entanto, essa cor provoca outros tipos de sensações, relacionadas a otimismo, relaxamento, sabedoria, alegria e imaginação. Também tem a ver com o sol, calor e verão.

O uniforme de trabalho amarelo é bastante usado quando a empresa quer transmitir simpatia e fomentar a sensação de alegria no público. Ou seja, empresas mais dinâmicas e descontraídas podem optar pelo amarelo como a cor ideal do uniforme profissional sem medo.

Verde

O verde evoca sentimentos de esperança, crescimento, perseverança e calma. Um dos principais usos do verde como uniforme de trabalho é em organizações ambientais, como negócios sustentáveis ou ONGs.

Também causa frescor, limpeza e segurança, sendo muito usado em clínicas, hospitais e empresas que trabalham com higiene.

Busque nossa loja de uniformes profissionais personalizados 

Viu como não é tão difícil utilizar da Psicologia das Cores para encontrar a cor ideal para o uniforme profissional da sua empresa? Antes, é preciso traçar muito bem os objetivos, o que você deseja transmitir aos seus colaboradores e clientes, e, claro, combinar a cor com um uniforme de trabalho adequado.

Além das cores que citamos aqui, existem inúmeras outras, bem como as tonalidades de cada uma delas, algo que também faz toda a diferença. 

A Blink Jeans, nossa loja de uniformes profissionais, é referência na confecção de peças personalizadas para as empresas. Nós buscamos atender às exigências técnicas e fornecer os mais diversos tipos de uniforme de trabalho de acordo com a necessidade e com a identidade do seu negócio.

Outras Postagens

Alongando a Silhueta com Saia Longa

Alongando a Silhueta com Saia Longa

Aprenda a Como Compor Looks Com Saia Longa para Alongar a Sua Silhueta com a Blink - Sua Loja de Roupas Femininas PreferidaCom o look certo, conseguimos causar diferentes efeitos que nos ajudam a...

ler mais